quinta-feira, 24 de novembro de 2016

OPEN: Imagina se fosse Recorde Mundial!

Para ser registrado um Recorde Mundial Júnior, a pessoa deve ter nascida a partir de 1998, se for homem, e 1999, se mulher. Por isso, é pra lamentar que Brandonn Pierry Almeida (Corinthians) tenha nascido em 1997. É que, na segunda etapa do OPEN CBDA/CORREIOS, realizada na piscina da Unisul, em Palhoça (SC), chegou a ser anunciado que, com 4:12.48, o Tsunami do Timão teria batido seu próprio Recorde Mundial Júnior nesta prova, ou seja, 4:14.07. Mas o próprio retrucou. "A CBDA errou. Eu não tenho mais idade para bater RMJ, porque tenho 19 anos. Mas foi um bom tempo e estou feliz, porque depois dessa ressaca olímpica consegui treinar o que não podia. Deus foi justo comigo para hoje", disse. A correção foi feita, mas o tempo é espantoso para um nadador de sua idade. Completaram o pódio os pinheirenses Leonardo Coelho Santos (4:23.25) e Caio Pumputis (4:25.19), muitos anos-luz distantes do sensacional nadador, que ano que vem vai para South Carolina. No feminino, parecia que Nathália Almeida (Flamengo) ia repetir o show que dera de manhã, mas na parte final, Gabrielle Roncatto (Unisanta) ganhou forças sabe Deus de onde para nadar o que poupou na prova matutina. Principalmente na parte final, a do crawl. E assim, ela superou a amiga para fazer 4:47.92, enquanto Naná fez 4:49.78. A Iron Baby e Naná falaram com a gente da felicidade de mais uma dobradinha: "com certeza, nós duas vamos treinar bastante para estarmos em Tóquio", disse Gabi, ao passo que Almeida completou: "é muito bom nadar ao lado da Gabi, porque ela já tem essa experiência olímpica. Eu ainda não. Mas a gente vai continuar treinando para estar em Tóquio juntas". Amém!
Ainda falando em recorde, isso não foi o que faltou nesta tarde. O primeiro da jornada - e do campeonato - coube à Jhennifer Alves da Conceição (Pinheiros). Coroando aquele que foi o melhor ano de sua vida (transferência turbulenta do Flamengo, Olimpíada e vitória no Mare Nostrum), ela fez 31.08 para igualar o RC da Alessandra Marchioro (então no Curitibano, hoje na Unisanta) feito em 2009, no tempo dos trajes. A curitibana foi a segunda colocada, com 31.88. "Apesar de ter tido um início de ano conturbado, esse vem sendo o meu melhor ano. Estou me acostumando com os treinos do Mirco (Cevales). Então, acho que tem tudo para dar certo nos 100 peito, com melhor marca também", disse a friburguense, que foi sucinta em dizer que viriam mais recordes. No masculino, deu novamente Felipe França (Corinthians), com 27.33, seguido quase de perto por João Luiz Gomes Júnior (Pinheiros, 27.42) e Pedro Cardona (Pinheiros, 27.49). Todos no mesmo segundo.
O que foi decretado por Jhennifer aconteceu já nos 200 livre, quando Manuella Lyrio (Pinheiros) fez 1:58.25 e o segundo RC da competição, mostrando a sensacional fase a qual vive. "Foi um ano muito bom. Estou bem satisfeita por tê-lo fechado com chave de ouro. Estou muito feliz"., nos disse. Completaram o pódio Larissa Martins Oliveira (Pinheiros), com 1:59.62 e (olha ela aí de novo) Gabi Roncatto, a Iron Baby, que ficou 68 centésimos acima dos 2 minutos. Se repetiu o resultado no masculino: Luiz Altamir (Flamengo) fez um bom 1:49.11, abaixando em dois centésimos a marca da manhã, seguido de seu parceiro de seleção olímpica André Pereira (GNU), este que fez 1:49.67, e de Fernando Scheffer (GNU) e Giuliano Rocco (Minas), ambos com 1:49.70.
Nos 100 costas feminino, Natalia de Luccas (Corinthians) confirmou o favoritismo e fez 1:02.26, seguida das duas sensações cariocas, Maria Luiza Pessanha (Marina Barra Clube, 1:02.73) e Ana Giulia Zortea (Flamengo, 1:04.14). A dias de sua mudança para a Florida, Zortea nos falou de sua expectativa: "estou bem ansiosa para viajar para lá em Janeiro. A tendência é melhorar bastante, mas meu trabalho com o Nandão (técnico) está também sendo bem feito e agradeço ao clube por todo o apoio", contou a catarinense e futura Seminole. No masculino, Guilherme Guido (Pinheiros) também confirmou a ótima fase e ganhou com 54.58. O segundo colocado, Guilherme Bassetto (Pinheiros) também fez seu melhor tempo ever, 55.33. Com a desclassificação de Vitor Guaraldo (Pinheiros), quem completou o pódio foi Fábio Santi (Pinheiros), com 55.82.
Nos 100 borboleta, mais uma vez se repetiu o duelo das amigas Daynara de Paula (SESI) e Joanna Maranhão (Pinheiros). A manauara mais uma vez venceu a pernambucana, mesmo com tempos um pouco piores: 1:00.20 a 1:00.49. A terceira colocada foi Clarissa Rodrigues (SESI), repetindo o bronze com 1:00.84. "Estou feliz com o resultado, mesmo não sendo igual ao do ano passado, mas estou indo num bom caminho", disse Clarissa. Entre os homens, Henrique Martins (Minas) ficou perto do RC, mas fez 52.78.
Joanna, Larissa e Manu ainda voltaram para bater mais um recorde, ao lado de Aline Rodrigues: o dos 4 x 100 livre feminino do TROFÉU DALTELY GUIMARÃES, com 3:43.47. Os resultados do Open estão aqui.
Com tudo isso, o Pinheiros dispara para a liderança com 199, enquanto Corinthians e Unisanta empatam na segunda posição, com 80 pontos. Amanhã, tem mais rodada dupla, com 50 costas, 100 livre, 200 peito e 200 medley, além dos 4 x 50 medley misto. Só está na metade...

Confira aqui as fotos desta tarde

(direto de Palhoça - informações adicionais da CBDA, Best Swimming e Yes Swim - foto deste repórter)

Nenhum comentário:

Postar um comentário