segunda-feira, 28 de novembro de 2016

EDITORIAL: E agora?

Acabou-se a última grande competição da natação brasileira em 2016. Ainda haverá duas, o Brasileiro Juvenil em Curitiba e o Infantil em Aracajú. Isso é certo. Mas e 2017? Todos nós sabemos da crise que se instalou não é de agora. Sem medalhas, os patrocinadores foram se afastando e é bem possível que ano que vem, tenhamos um grande vazio.
Para o ano, a gente vai ter eleições na CBDA. Sérgio Silva e Miguel Carlos Cagnoni serão os candidatos. Já deixamos claro que, pelo que fez na FAP, a modernizando e a transformando numa referência, nosso apoio é por Cagnoni. Também temos respeito a Sérgio Silva pela boa recepção, mas é preciso um novo rumo para melhorar a natação brasileira. Não queremos mais passar vergonha ante o mundo inteiro.
Calendário? Bom, a única competição certa será o Troféu Maria Lenk, pelo menos por agora. Deve acontecer de 24 a 29 de Abril, no Rio de Janeiro. Sabemos também que os Brasileiros de Categoria de Inverno, como havíamos previsto, nunca mais irão acontecer. Mas e os de verão? E o Finkel? E o Open?
E essa ideia de oito nadadores apenas? Poderia ser como no Mundial de Curta, 16. Mais justo seria que fossem oito de cada sexo. E esse êxodo todo? Irão voltar, como Júlia Gerotto e Renata Sander? Ou irão ficar, como Marcelo Chierighini?
Perguntas, perguntas. O que se sabe é que 2017 tem que ser o ano da ressureição da natação brasileira. É fato que nada será como antes. Mas é preciso mudar. Para melhor. E logo.

Aproveitamos para agradecer novamente a CBDA e à Unisul, pela permissão à cobertura de mais um Open. À Unisanta, na pessoa do head coach Márcio Latuf, pelo apoio moral. E a você, leitor, por nos ajudar em mais uma missão cumprida.
Neste momento, faremos uma pausa no nosso site. Mas estaremos de volta em Dezembro, às vésperas do Mundial de Piscina Curta, e daí não pararemos mais, até o Troféu Maria Lenk, que queremos cobrir in loco. Continue com a gente! Até mais!

(editorial de Flávio Barbosa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário