sábado, 18 de fevereiro de 2017

O ADEUS DE CIÇA: confira a tradução da farewell letter


Continua o ciclo de despedidas na natação brasileira. Neste ano, que já teve a despedida de Beatriz Travalon, outra brasileira radicada nos EUA resolveu que era a hora de dizer adeus às águas e olá à vida nova nos EUA: a nossa grande amiga e "sócia" Cecília Zuppo Zaccarelli, que era do Pinheiros e para na San Diego State University, para onde foi em 2014 e deve se formar neste ano. Futura jornalista, ela já escreveu textos para o nosso site, como a sua visão da competição da Mountain West da NCAA. Aliás, neste sábado, ela encerrou, no Texas, a sua jornada nas águas que tinha começado em 2003.
Antes disso, mostrando sua habilidade com as palavras, ela deixou esta carta de despedida pela Athlete Network, mostrando sua gratidão ao esporte. E esta carta levou todos os que leram - este repórter, inclusive - ás lágrimas.
Com autorização da própria nadadora, eis a tradução ao português desta emocionante despedida:


"É difícil encontrar palavras para agradecer e expressar meus sentimentos agora. Poderia ser impossível mostrar minha gratidão num pedaço de papel, mas você tem feito tanto por mim que não posso me despedir da sua vida sem deixar uma nota. 
Natação, eu me lembro como se fosse ontem - o primeiro dia que tivemos nossa primeira experiência juntas. Me apaixonei por você logo no momento que te vi e algo me disse que o futuro reservava muita coisa para nós. Minha intuição não me desapontou. 
Começamos nosso relacionamento devagar, sem pressa de nada; afinal eu só tinha 8 anos. Eu costumava te ver duas vezes por semana, e isso foi quando você me ensinava o básico. Quanto mais os meses passavam, comecei a te entender melhor. Começamos a passar mais tempo juntas e eu amava ficar contigo porque era a hora mais divertida do dia. 
Quando eu tinha 10 anos, você começou a despertar o meu lado competitivo. E para ser honesta, Natação, não gostava muito a princípio. O que eu queria de verdade era me divertir contigo, mas você insistiu em me levar para competições e eu acho que só concordei porque foi algo que deixava meus pais felizes. Eles amavam me ver e eu não queria desapontá-los. 


Depois de algumas competições, você me mostrou que é possível me divertir durante as provas. Eu costumava vencer competições escolares e eu acho que o sentimento de liderar uma prova me fez seguir em frente. Porém, toda relação tem obstáculos e momentos de conflito, e este dia nos veio quando eu tinha 12 anos. Você me levou a mais uma competição e eu já me acostumara a vencer, então não aceitei perder pela primeira vez. Aquela garotinha de outra escola provou ser mais rápida que eu, e isso me deixou confusa. 
Você se lembra, Natação? Eu chorei, me frustrei e não quis te ver mais por uma semana. Aquele dia foi um ponto de virada em nosso relacionamento, mas pelo menos nos fortaleceu. Um pouco depois, a poeira baixou e eu comecei a entender que sentia sua falta, mas algo tinha que mudar para o nosso relacionamento continuar a funcionar. Queria algo mais e procurei por isso.


Quando me tornei adolescente, entrei num time onde todos eram melhores do que eu. Sabia que não seria fácil, mas uma vozinha na minha cabeça me disse que eu poderia tentar porque eu ainda tinha muito a aprender. Talvez essa voz fosse você, Natação. Os primeiros meses foram marcados por muitos mal-entendidos entre nós. Eu não conseguia entender como os outros nadadores eram tão rápidos e eu pensei muitas vezes em desistir. Mas você não desistiu de mim e, para sempre, eu te serei grata por isso. Você me explicou que, para chegar ao nível deles, eu teria que deixar 110% na piscina todo dia. Você me disse que iria doer, que eu poderia chorar e pensar em desistir um milhão de vezes, mas você também me disse para ser forte porque no final terá valido a pena. E você estava certa, Natação. Acreditei em você. Afinal, confiança é a base de todo relacionamento.



Começamos a conquistar tanta coisa juntas: títulos Brasileiros, recordes, e melhores tempos pessoais. Fizemos várias viagens juntas e você me apresentou a pessoas maravilhosas! Você me deu um monte de medalhas e troféus e me ensinou o que é ser uma líder. Você me plantou uma semente, chamada competitividade, que cresceu muito e moldou o que eu sou hoje. Quando eu pensei que não poderia ter sido melhor, você me surpreendeu e me deu a oportunidade de nadar um Campeonato Mundial no Brasil (o que foi um bom negócio para mim.) Que experiência inesquecível!
Quando tinha 19 anos, no entanto, nossa relação começou a cair na rotina. Era monótono e eu não mais sentia as borboletas no meu estômago quando eu estive contigo. Mas foi difícil para mim, Natação. Não fora fácil aceitar aqueles sentimentos porque eu não queria admitir para mim mesma que talvez a gente estaria atravessando uma má fase. Todo mundo sabia que estaríamos juntos por um longo tempo e eu te amava, então eu mantive isso dentro de mim. Fingi que tudo estava bem e que eu me divertia muito nos nossos encontros, mas por trás do meu sorriso estavam lágrimas e um desejo de te deixar e você possívelmente notou. Minha atitude começou a refletir meus resultados nas competições, obviamente.
Minha performance começou a cair e parecia que eu estava me afundando. Não conseguia ver a luz no fim do túnel até um dia, quando estivemos juntos; comecei a refletir sobre nossa história juntas. Não queria que terminasse agora. Não assim! Entendi que não estava justa contigo, Natação, e decidi tentar pela última vez. Graças a Deus que tentei! Comecei a dar mais duro do que nunca e você abriu-me outra porta, e desta vez foi a coisa mais importante da minha vida. Natação, você me trouxe aos Estados Unidos e me deu uma bolsa escolar na San Diego State University.
Não preciso nem dizer que esses foram os melhores anos da minha vida. Agora, olhando para trás, entendi que você ainda tinha muito a me ensinar e você teve de tirar-me da minha zona de conforto para que eu pudesse aprender tudo. Ser uma atleta-estudante me mudou completamente como pessoa e aprendi coisas que eu não teria aprendido sem você. Obrigada do fundo do meu coração, Natação.


Mas chegou a hora. Depois de 14 anos juntas, é hora de me despedir e te deixar ir. Não tenho dúvida que você vai encontrar milhões de garotas de 8 anos e construir uma história incrível com cada uma, porém a nossa vai terminar em uma semana (Nota do Tradutor: terminará neste sábado quando eu ponho este texto no ar). Estou escrevendo esta carta a caminho da minha última competição juntas, mas você provavelmente lerá isso quando terminada a semana. Não se preocupe, que eu vou aproveitar ao máximo cada minuto de nossa última viagem juntas e ter certeza de que vou terminá-la com chave de ouro. E no fim desta semana, Natação, entenderei que talvez eu tenha sido mais uma na sua vida, mas você foi "primeira e única" na minha.
Nunca vou parar de te amar e nunca vou te esquecer. Vou guardar as memórias comigo e espero que tenha sido capaz de contribuir um pouco na sua história também. Agora estou pronta para o próximo passo da minha vida e devo isso a você.
Obrigada por tudo, Natação - você me ensinou a viver.
Cecilia




Nós é que agradecemos, Cecília. Não te ver mais nas águas vai ser triste, mas a gente se acostuma. E, como sempre, o espaço está aberto. Afinal, agora seremos companheiros!

VALEU, CIÇA!! MUITO OBRIGADO POR TUDO!! 

(fotos deste repórter e da NCAA - link original do texto aqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário