segunda-feira, 17 de abril de 2017

GIRO GERAL: Um monte de tempaços

Nação, muita coisa de importante aconteceu na natação mundial nos últimos dias. E é hora de resumí-las em mais um GIRO GERAL, com destaque pra tempos espetaculares ao redor do mundo. Alguns, os número 1 do Ranking da FINA. Um deles, brasileiro. A ver:

IT'S A BOY!
Como bem sabeis, Dana Vollmer (EUA) está novamente grávida de Andy Grant, ex-nadador que defendia a Stanford na NCAA. E, assim mesmo, com 6 meses, resolveu fazer a prova dos 50 metros livre na etapa de Mesa da ARENA SWIM PRO SERIES. Para tal prova, uma inovação: a cor do TYR diria se o garoto Arlen ganharia um irmão ou uma irmã. E a cor verde usada no fast durante a prova denunciou o que depois foi confirmado via Instagram: vem mais um guri para a família Vollmer Grant. Na prova, ela fez 27.59, sendo no geral a 55ª colocada. A vitória coube a Simone Manuel (EUA), com 25.34.
O Brasil também teve representantes nesta etapa, mas só João de Lucca (Louisville) medalhou, ambas vezes com a prata. Nos 100 livre, só Nathan Adrian (EUA) foi o vencedor, com o segundo tempo do mundo, ou seja 48.18. De Lucca, ainda sem clube no Brasil, fez 49.67, 7 centésimos pior do que em Indianapolis. Nos 200 livre, foi até melhor, chegando a estar na frente nos 150 livre. Mas Dylan Carter (TTO) teve um final bem melhor (27.48 a 28.65) e venceu com 1:48.45 contra 1:49.51 do brasileiro. Repetimos, ele ainda está sem clube para o TROFÉU MARIA LENK. O SESI mandou um time completo e o melhor resultado coube a Raphael Rodrigues (SESI), quarto nos 100 peito deles com 1:01.95. Confira aqui os demais resultados.

ENQUANTO ISSO, LÁ FORA...
O mundo, pouco a pouco, vai conhecendo os integrantes do MUNDIAL DE ESPORTES AQUÁTICOS de Budapeste. A sempre forte Austrália já tem pronta sua seleção para o evento, com, novamente, destaque para Cameron McEvoy. Após os 21.55 nos 50 livre, a expectativa era derrubar os 46.91 de Cesar Cielo (Pinheiros), coisa que quase aconteceu ano passado. Não foi o caso novamente: ele fez 47.91, exatamente um segundo acima, mas o melhor tempo do ano. O único porém é que Cate Campbell não irá para a Hungria. Após ficar fora do pódio nos 100 livre, ela bateu o pé e resolveu não defender a Austrália neste ano. Entretanto, Emily Seebohm é o destaque feminino, cravando a quinta participação na jornada. Aqui, você conhece o time completo. 
Mas não é mais de Cameron o tempo número 1 do ano nos 50 livre: no tão forte quanto Campeonato Russo, Vlad Morozov (RUS) deixou para trás as desconfianças e cravou um sensacional 21.44 nesta prova, o que é um novo recorde nacional. Só que foi nas semifinais. Na final, deu Evgeny Sedov (21.74 a 21.76). Essas injustiças da natação...
Falando em injustiças, no Campeonato Chinês, faltou um centésimo para WR. E Xu Jiayu foi o responsável pela primazia, tendo feito 51.86 nos 100 costas, também recorde asiático. O problema é que, no Rio, Ryan Murphy (EUA) tinha feito 51.85. Se vê que vem aí uma grande disputa. No feminino, Yanhui Fu (lembram dela?), a algoz de Etiene Medeiros (SESI), fez 58.72. Ela também foi bronze nesta prova nas Olimpíadas. E para provar que a renovação chinesa é forte, Li Bingjie fez 4:02.52 nos 400 livre e ela tem 14 anos. Acho que já sabemos quem vai ser a campeã desta proca em Indianápolis, no MUNDIAL JÚNIOR.


MAS O BRASIL TAMBÉM TEM MELHOR DO MUNDO
E é nos 50 borboleta. Depois de um longo tempo se recuperando de lesão no peitoral, Nicholas dos Santos (Unisanta) mostrou que ainda tem lenha pra queimar mesmo com 37 anos. Ele simplesmente fez um incrível 23.01 nos 50 borboleta, durante tomada de tempo realizada no Pinheiros neste sábado. É nisso que a gente tem que lamentar que esta não seja uma prova olímpica. O tempo número 1 anterior era de Oleg Kostin (RUS), este que fizera 23.27 no Campeonato Russo. Se continuarmos em 8 atletas (amém que não) os nossos representantes em Budapeste, Nicholas não terá prioridade pois provas não-olímpicas não classificarão atletas.
Destaques também para os 22.04 d'ELE nos 50 livre, que lhe dá o 14º posto na prova, e talvez venha aí um 21 no Parque Aquático Maria Lenk; para o ótimo 2:29.73 de Pamela Souza (Pinheiros), o primeiro 2:29 da história da natação brasileira sem trajes, logo em cima de Julia Sebastian (Unisanta), que fez 2:31.48.
O evento ontem ocorrido no Jardim Europa contou com as presenças de Pinheiros e Unisanta e foi aberto para o público, que viu as vitórias de Poliana Okimoto (Unisanta) nos 800 livre (8:58.06) e 1500 livre (16:56.63), um perfeito empate nos 100 peito entre os locais João Luis Gomes Júnior e Pedro Cardona, ambos com com 1:01.8, o triunfo de Felipe França da Unisanta com ótimos 27.35, e o final ótimo nos 200 medley delas, quando no finzinho, Gabrielle Roncatto (Unisanta) bateu Julia Sebastian: 2:21.41 contra 2:21.89. Os demais resultados aqui estão.


E ELES PARTEM...
Encerramos este Giro Geral desejando muito boa sorte à seleção brasileira juvenil a qual embarcou para a Colômbia, a fim de disputar o SUL-AMERICANO JUVENIL DE NATAÇÃO, em Cali. A CBDA mandou um timaço que, mesmo com a crise, é sem dúvida um dos melhores já formados, como aqui conferem. A jornada começa nesta terça e vai até este sábado. Ainda teremos as águas abertas, na semana próxima, de 25 a 29, com um time tão forte quanto. Informações sobre o torneio você terá por aqui.

(informações da Best Swimming, Yes Swim e Unisanta - fotos da Reuters, Assessoria de Imprensa do GNU e deste repórter)

Nenhum comentário:

Postar um comentário