domingo, 2 de julho de 2017

PAULISTA JÚNIOR E SÊNIOR: E no fim, deu Pinheirão!


Este CAMPEONATO PAULISTA JÚNIOR E SÊNIOR DE INVERNO - TROFÉU SALVADOR GRANIERI SOBRINHO vai para a história. Principalmente porque este último dia teve de tudo: chuva, sol, momentos emocionantes, recordes e uma disputa intensa entre o time da casa, a Unisanta e o Pinheiros. Mas, nas últimas provas, o time do Jardim Europa estragou a festa da entidade santista. O Azulnegro ficou com 1288 pontos para abocanhar o nono título do torneio, enquanto a Unisanta vai continuar com o jejum por mais um ano, no caso, o sétimo, após ter feito 1196. O Corinthians, que pelo menos, abocanhou o título do Júnior, terminou em terceiro no geral com 973 pontos. "Agradecemos ao FamilAquatica pela cobertura e incentivo à natação paulista e fazendo um balanço positivo, a piscina do Santa é de fato um lugar apropriado para obtenção de recordes. Muitos foram superados, até mesmo sulamericanos, pelo Guilherme Costa (Unisanta), o Cachorrão, recordes brasileiros, de campeonato. Então a competição foi coroada de êxito não só na parte técnica, mas cultural. Tenho a convicção de que muitas competições mais serão marcadas para esta piscina, e também nas da baixada (como a do Internacional), porque qualquer competição tem marcas batidas aqui, o que é compensador em nível técnico e para os atletas, que sempre se dedicam a obter seus melhores índices", falou Marcelo Teixeira, pró-reitor do Santa, ressaltando que houve ainda 42 recordes de campeonato e dois paulistas absolutos. Claro que a gente agradece, afinal muitas coisas boas irão ainda acontecer, e uma delas será o TROFÉU JOSÉ FINKEL, a partir de 8 de Agosto. Já antecipando: estaremos lá!
Confiramos os melhores índices e os mais eficientes desta grande e inesquecível jornada:

EFICIÊNCIA

Júnior 1
Beatriz Dizotti (Pinheiros) – 78 pontos
Kainan Coerin (Corinthians) – 74 pontos
Júnior 2
Gabrielle Roncatto (Unisanta) – 78 pontos
Guilherme Costa (Unisanta) – 146 pontos
Sênior
Joanna Maranhão (Unisanta) – 93 pontos
Leonardo de Deus (Unisanta) – 54 pontos


ÍNDICE TÉCNICO

Júnior 1
Beatriz Dizotti – 200 livre, 2:02;59
Enzo Kihara (Corinthians) – 1500 livre, 15:50.96
Júnior 2
Gabrielle Roncatto – 200 livre, 2:04.21
Guilherme Costa – 1500 livre, 15:02.18
Sênior
Etiene Medeiros (SESI) – 50 costas, 28.68
Felipe França (Unisanta) – 50 peito, 27.66

AS DIAMANTE DÃO A TAÇA AO AZULNEGRO
Desde o início do ano, Carolina se juntou à irmã Giovanna Diamante para defender o Pinheiros. As filhas de Fábio e netas de Vladmir já haviam defendido o Paineiras e o SESI e o Azulnegro ganhou muito com a chegada das duas. Tanto que, mesmo sem grande parte de sua elite (no Open da França), elas foram esscenciais para a virada azulnegra.
Nos 200 borboleta, prova há muito dominada pelas irmãs, Carolina bateu o RC no Júnior 2, com 2:17.80. "Fiquei feliz com o resultado até pela época de treinos. Achei bom e fiquei feliz. E nós estamos gostando bastante", disse Carol. Giovanna ganhou a prova no Sênior com 2:17.60. E ficou tudo em casa: Luiz Altamir (Pinheiros), após final emocionante, ganhou a mesma prova, por um centésimo: 1:58.57, contra 1:58.58 de Leonardo de Deus (Unisanta). Ah, e no Júnior 1 também teve recorde, com Beatriz e Kauê Carvalho (Corinthians), respectivamente, cravando 2:16.87 e 1:59.99 (melhor resultado ever para Kauê).
Nos 400 livre, o nível alto foi comprovado com mais um recorde para duas grandes estrelas deste evento, dois que vão para os seus Mundiais: Rafaela Raurich (Curitibano) fez 4:20.56 no Júnior 1 e Guilherme Costa, sempre ele, o Cachorrão, cravou o primeiro sub-4 da história do Júnior 2: 3:56.53. Ainda tivemos Letícia Rodrigues e Enzo Kihara (ambos do Corinthians) abaixando marcas históricas, com 4:24.63 e 4:02.04 respectivamente.
Dois recordes nos 50 costas. Um deles, especial: Natália Amano (Centro Olímpico) cravou seu primeiro RC como Júnior 1 ao fazer 31.13. "Estou feliz com a marca e com meus resultados, e isso me satisfaz para o próximo semestre", disse Amano. Já Kainan Coerin (Corinthians) fez 27.39 para escrever seu nome nos futuros balizamentos desta prova no Júnior 1 também.
Nos 200 peito, recordes femininos. Gabrielle Assis (Corinthians) agora é a nova detentora do RC no Júnior 1 com 2:36.11. "Não foi melhor tempo, porque aumentei dois segundos do tempo do Maria Lenk, mas estou motivada", disse. Já Julia Sebastian (Unisanta) está afiadíssima desde que se mudou para cá: 2:29.27 nos 200 peito. "Não me sinto ainda uma santista, mas estou gostando daqui e a estrutura é boa para me preparar para os próximos campeonatos", contou a argentina.
Outro destaque foi para a prova dos 400 livre Sênior delas: Larissa Martins Oliveira (Pinheiros) confirmou ser o comeback desta jornada com 4:15.01, seguida de Poliana Okimoto (Unisanta, 4:14.25) e Bruna Primati (Pinheiros, 4:17.39). Bruna, que nos revelou que não irá mais para a América, como divulgado foi: "tive um problema de última hora, mas ainda bem que acertei com o Pinheiros antes. Estou feliz aqui", disse. Os demais resultados, todos eles, aqui estão, e os recordes, aqui também.

Confira aqui as fotos da etapa deste domingo

GRATIDÃO SEMPRE
E assim se encerra uma cobertura modesta, cansativa, mas que deu orgulho e sensação para este repórter. Como sempre, valeu a pena. O reconhecimento e os elogios foram muitos e a gratidão é bem maior. Primeiramente, agradeço a Deus. A Ele, sempre o louvor por mais esta vitória. À FAP, pela liberação de nossa cobertura. Aos meus parceiros de sempre: Saulo, Diego, Kallyna, Saulo, Nilson, Nielson, Fabrício, Rafaela, Adriano, Ângela, Cláudia, Mary, Gisele, Giovanna, Romaria e David. A todos os atletas e técnicos. À família Teixeira, nem sei que palavras usar: Marcelo, Marcelinho, Lúcia... vocês são demais! À Rosa, obrigado pelas dicas e elogios. Aos meus parceiros na arbitragem, na pessoa de Ionei, obrigado por tudo. Mas, especialmente, a VOCÊ, caro leitor! Se não fosse pelos amigos, não teríamos tido a TERCEIRA MAIOR audiência da história deste site, perdendo apenas para o Paulista de Inverno de 2015 e Maria Lenk 2017, e já superando o Maria Lenk de 2014: 4000 visitas num fim de semana. Valeu mesmo!
Estamos agora nos preparando para voltar em Agosto, com o TROFÉU JOSÉ FINKEL, lá mesmo, na piscina do Santa. Ainda antes, tem o MUNDIAL de Budapeste, com a nossa torcida pelos brasileiros. Mas pode ser que uma grande mudança aconteça. Só aguardem! E VAMOS TRABALHAR!

(informações adicionais do Santaportal, Best Swimming, FAP e Yes Swim - fotos deste repórter)

Nenhum comentário:

Postar um comentário