quarta-feira, 7 de março de 2018

BRASIL NO NCAA: Oito homens, uma mulher


Saiu o balizamento dos dois campeonatos norte-americanos universitários de natação da NCAA, que, pelo meu entender, são mais esperados até que os Nacionais dos EUA. É importante relembrar que o Campeonato Feminino acontece entre 14 e 17 deste mês, em College Station, Ohio, enquanto o masculino acontece na semana subsequente, entre 21 e 24, em Minneapolis.

Damas primeiro: nossa solitária representante nas piscinas da Ohio State será Maria Paula Heitmann (Minas/Florida), que tomará parte no revezamento 4 x 200 livre, 15º no geral. A maior representação será a de Stanford, que, entre suas 19 atletas, trará duas favoritas: Simone Manuel e Katie Ledecky, ambas campeãs olímpicas. Confira aqui o balizamento.

De outro lado, no masculino, temos até gente na liderança. É que Vinícius Lanza (Minas/Florida) vai competir três provas individuais e numa delas, tem o melhor tempo: as 200 jardas borboleta. Ele ainda tem o segundo melhor tempo nas 100 borbo e o quarto nas 200 medley, além de n revezamentos. Além disso, segundo o Coach Alexandre Pussieldi, é o segundo maior pontuador da NCAA, com 52 pontos, atrás apenas de Hugo Gonzales (ESP), de Auburn. É cedo demais para cravá-lo no PAN-PACÍFICO de Tóquio, visto que Henrique Martins (Minas) também atravessa fase espetacular, mas a continuar assim...

Também teremos Gabriel Fantoni (Minas/Florida), que é o terceiro nas 100 costas, mas também tomará parte nas 200 costas e revezamentos 4 x 50 e 4 x 100 medley, Brandonn Pierry Almeida (Corinthians/South Florida), já garantido nas 400 medley e 1650 livre. Giovanny Lima (Minas/Missouri) estará nas 200 jardas livre, Caio Pumputis (Pinheiros/Georgia Tech) estreia nas 200 jardas peito. E Luiz Gustavo Borges (Pinheiros/Michigan) estreia nas 50 jardas livre defendendo a mesma universidade do pai, Gustavo Borges.

Mas, claro, o grandioso nome é Caeleb Dressel, que defende a Florida. Ele recentemente bateu todos os recordes imagináveis das provas que disputou, em especial nas 100 jardas peito, com 50.03. Dizem que ele é o nadador mais completo de todos os tempos, e a cada prova ele comprova isso. Confiram o balizamento.

Com todos escalados, a expectativa é bastante alta, visto que a NCAA tem sido um trampolim para revelar as novas estrelas da natação mundial. A conferir.

(informações do Best Swimming e foto da Florida State University)

Nenhum comentário:

Postar um comentário