sábado, 17 de março de 2018

FINA MARATHON WORLD SERIES: Por pouco, Ana... (atualizado)


Foi por muito pouco que não estreamos com uma medalha na FINA MARATHON WORLD SERIES. A etapa inicial, ocorrida neste sábado, na praia de Corniche, em Doha (sede do Mundial de 2023 e da seletiva para os JOGOS OLÍMPICOS PARIS 2024), pela primeira vez em um circuito, foi vencida pela campeã olímpica Sharon van Rouwendaal (HOL), com 2:02:24.40. O pódio foi completado por duas surpresas alemãs, sequer apontadas como favoritas: Leonie Beck (2:02:25.20) e Finnia Wunram (2:02:26.70), que alijou Ana Marcela Cunha (Unisanta) do pódio na batida de mão.
Mas não tratemos isso, amigos, como desastre. Ana foi muito bem durante a prova, ficando sempre no pelotão da frente e vencendo os bichos-papões italianos Arianna Bridi (sétimo) e Rachele Bruni (nono). Ela tem, como sabem, o melhor final, mas dessa vez Finnia teve mais sorte, que é o que conta numa prova de maratona aquática (vide Poliana Okimoto no Pan do Rio). A outra brasileira, Viviane Jungblut (GNU) foi a vigésima colocada.

Pouco após a prova, os fãs brasileiros da campeã olímpica - eu, inclusive - ganharam mais um motivo para comemorar: Sheron é a mais nova contratada da Unisanta e vai defender o time Ceciliano nas competições nacionais, junto com Ana Marcela. Um reforço de peso para um time que, inesperadamente, perdeu Joanna Maranhão (ainda sem clube) e Guilherme da Costa (Pinheiros/RKF), duas referências nas provas longas.

Já pelo lado masculino, o final foi o mesmo: vitória holandesa de um campeão olímpico: Ferry Weetrtman, com 1:52:41.6, foi o vitorioso, seguido do francês David Aubry (1:52:42.5) e do italiano Simone Ruffini (1:52:42.7). Ao contrário da prova feminina, entretanto, estivemos assaz longe de qualquer medalha. O melhor brasileiro foi Diogo Villarinho (Minas), que, com 1:53:16.2, galgou o 24º posto, seguido logo por Allan do Carmo (IDEB, 1:52:18.7). A Fernando Ponte (GNU), coube o 29º lugar, com 1:53:24.3.

A próxima prova será dia 5 de Maio, em Seychelles, na Oceania, também novidade no calendário. Quem vai triunfar lá?

(informações do Best Swimming, Globoesporte.com e CBDA - foto do Instagram da FINA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário