quarta-feira, 6 de junho de 2018

PAULISTA JÚNIOR E SÊNIOR: Agora é no Timão, com sol!


Enfim, é chegado o momento de reunir toda a elite do estado de São Paulo para a maior competição (em nível técnico) organizada pela FEDERAÇÃO AQUÁTICA PAULISTA. Vai começar o CAMPEONATO PAULISTA JÚNIOR E SÊNIOR DE INVERNO, onde está em disputa o XIX TROFÉU SALVADOR GRANIERI SOBRINHO (pra quem não sabe, ex-presidente da então Federação Paulista de Natação nos anos 80). Pela primeira vez, a competição vai acontecer no Parque Aquático Mário Xavier, no Corinthians, que já sediou as edições de verão do torneio, e que, desta vez, vai abraçar 316 nadadores.

Com relação ao último Paulista de Inverno, na Unisanta, houve uma redução de 32 nomes. Ano passado, tivemos como convidados especiais o GNU (com Graciele Herrmann, Fernando Scheffer e Gabriela Ferreira, estes dois últimos hoje no Minas) e o Curitibano (com Fernanda Andrade, hoje no Flamengo, Ana Sophia Roman, hoje na SDSU e Rafaela Raurich como destaques). Neste ano só Rafael Dávila (VEN) virá como convidado especial internacional. Ele nadará os 200, 400 e 800 livre e os 200 borboleta.

Outro motivo para se lamentar serão os fortes desfalques. Não teremos neste ano Cesar Cielo (Pinheiros), por opção própria; Guilherme Cachorrão Costa (Pinheiros/RFK), que optou seguir seus treinamentos no Rio; Joanna Maranhão, que após três paulistas seguidos defendendo Pinheiros e Unisanta, ficou sem time e até agora não dá sinais de quando voltará às águas; Alessandra Marchioro (Unisanta), que se recupera de uma cirurgia no ombro; e Julia Sebastian (ARG/Unisanta), que vai defender seu país no Mare Nostrum.

Mas, tirando isso, teremos um grande contingente de feras. O time da casa terá o maior número de atletas: 53, tendo como destaque a presença dos irmãos Cruz de Almeida: Brandonn (South Carolina), que irá nadar somente os 400 livre, e Bruce, este voltando da Odesur; também teremos Leonardo Suzuki, ex-ABDA, estreando pelo Timão em Paulistas, Gabrielle Assis da Silva, Arthur Pedroso e Gabriela Mello como favoritos em suas provas. O Pinheiros vem logo atrás, 51 atletas, mas é o atual campeão (virou na última etapa do ano passado) e traz um time muito forte que, mesmo sem suas maiores estrelas, tem fortes expectativas.

A Unisanta foi o time que mais perdeu atletas, mas ainda quer mostrar que é forte. Agora terá no comando de seus atletas a Iron Baby Gabrielle Roncatto, que, depois de uma apresentação impecável em Cochabamba, vai tentar mostrar que está na melhor de suas fases rumo ao Mundial de 2019, além dos sempre favoritos Leonardo de Deus, André Calvelo e Felipe França; o time ceciliano ainda terá a estreia em Paulistas de Inverno de Ítalo Manzine, egresso do Minas, que vai tentar marcas fortes nos 50 livre. O SESI traz de volta Etiene Medeiros, que, após operação, não competiu no TROFÉU BRASIL MARIA LENK, mas vai tentar abrir seus caminhos rumo ao MUNDIAL DE PISCINA CURTA em Dezembro.

Dos outros times, destaco a volta de Camille Silva (Indaiatubana) e Bianca Avella (UNAERP), depois de um tempo paradas. Mas olho também em Fábio Santi (Americana), Cadu Lanças (ABDA), Pedro Motta (N1), Mariana Goulart (Paineiras), Mary Ana Farina (UNAERP), Jennifer Moraes (UNAERP), Thalita Daroz (ADI), Lisiane Destro (UNAERP) e Lorena Barreira (SERC). Aqui está o balizamento completo.

Com relação a meteorologia, nada de chuva está previsto para o fim de semana da competição (apenas um pouco de frio), ao contrário das outras competições sediadas no Timão, quando começavam as jornadas com sol e frentes frias chegam trazendo temporais (alguns deles até interrompendo a competição). Mas independente disso, o que é fato é nossa quinta cobertura seguida desta competição, completa, com fotos e entrevistas e transmissão ao vivo no Twitter. Tradição é tradição e seguiremos a nossa!

(informações da FAP e foto deste repórter - desde já, agradecimentos à FAP pela liberação de nosso trabalho)

Nenhum comentário:

Postar um comentário