terça-feira, 21 de agosto de 2018

TROFÉU JOSÉ FINKEL 2018: Aqui é o caminho para Hangzhou




Competição mais esperada do segundo semestre, o TROFÉU JOSÉ FINKEL vai começar, pela 47ª vez, nesta sexta-feira, indo até a próxima terça, na capital dos paulistas. A partir do ano passado, por decisão da nova CBDA (apoiada por este site), esta não se realizará mais em piscina de 50 metros. É 25 metros, apenas. E além disso, esta competição é a única seletiva para o MUNDIAL DE PISCINA CURTA de Hangzhou, em Dezembro, o que torna mais emocionante cada disputa.

Vale a pena relembrar a história desta grande competição: em 1970, o nadador que deu nome a este certame, José Finkel, estava em Porto Alegre, no Grêmio Náutico União, com o Clube Israelita de Curitiba, clube que defendia, quando sentiu-se mal. Meses depois, descobriu-se um câncer incurável nos vasos linfáticos e, aos 17 anos, em Dezembro do ano seguinte, o filho caçula de Búnia Finkel partiu. O então presidente do Israelita, Berek Krieger, transformou o luto em um evento na sua homenagem, logo homologado pela então CBD, e vencido pelo Botafogo de José Sylvio Fiolo e cia.

O torneio evoluiu e teve grandes momentos, como o WR em piscina curta de Gustavo Borges, acontecido na edição de 1993, no Internacional de Regatas em Santos. Onde também aconteceu a edição de 1989, a que não terminou, por suspeita de meningite, impedindo um título certo do Curitibano. E agora, chega ao Pinheiros que o sediara em 2015 - aconteceria o certame em Guaratinguetá, no Itaguará Country Club, mas motivos desconhecidos o transferiram para o Jardim Europa.

Aliás, outra mudança foi nas datas. É habitual uma competição absoluta nacional começar numa terça e terminar num sábado, mas o Mundial Militar de Samara (RUS), encerrado nesta terça, forçou que o evento começasse numa sexta e terminasse numa terça. Isso já tinha acontecido antes, no TROFÉU MARIA LENK de 2016, embora tal evento tivesse terminado numa quarta-feira (no caso, dia 20 de Abril). Falando em novidades, outra é que não existe mais limite de provas para cada atleta. “Será também o primeiro teste de uma mudança na concepção da competição. Onde o número de provas será ilimitado por atleta. Fazendo com que o nadador programe sua competição de uma forma diferente e inovadora, testando seus limites ao máximo”, disse Gustavo Otsuka, supervisor de natação da entidade.

Maior campeão (14 taças) e time da casa, o Azulnegro chega com 64 atletas para defender seu título do ano passado e retrasado, e com direito a Cesar Cielo e dos medalhistas no PAN PACÍFICO de Tóquio João Luiz Gomes Júnior, Pedro Spajari, Marcelo Chierighini e Gabriel Silva Santos (estes últimos campeões do 4 x 100 livre). O Minas, entretanto, vem forte, mesmo sem Henrique Martins - por ter testado positivo em um exame anti-doping, em Maio - mas com 49 atletas, tendo como destaque Vinícius Lanza (também Indiana), que volta com medalha de bronze do Pan Pacs. Destaques também para a recordista mundial dos 50 costas Etiene Medeiros (SESI), que quer o tri na prova, além de Leonardo de Deus, que comanda a Unisanta depois do melhor 100 borboleta da sua vida, que lhe valeu a prata em Tóquio. O Corinthians tem os irmãos Brandonn Pierry (também South Carolina) e Bruce Hanson no comando de 49 nadadores. Se liguem no balizamento.

Falado isso, vale muito a pena acompanhar o torneio, que será transmitido pela TV CBDA e coberto pelo FamilAquatica (com exceção de domingo e segunda, por razões particulares do repórter). Um evento que promete grandes emoções!

(informações de João Paulo de Castro/CBDA, Best Swimming e Yes Swim - foto deste repórter)

Nenhum comentário:

Postar um comentário