quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

FINA CHAMPIONS SWIM SERIES: Só Cielo não vai


A grande novidade do calendário mundial da natação é a FINA CHAMPIONS SWIM SERIES, criada para atrair apenas a elite da elite da elite das águas. Apenas recordistas, campeões mundiais, medalhistas no Rio 2016 e Budapeste 2017 e líderes do ranking mundial podem participar. Mais voltada para o espetáculo, 82 atletas (45 rapazes, 37 moças) receberam convites para participar.

Serão disputadas provas de 50 a 200 de todos os estilos, 200 medley e 400 livre, com quatro atletas em final direta, sem eliminatórias. A premiação será a mais cara da natação até agora: 10 mil dólares para o vencedor, 8 mil para o segundo, 6 mil para o terceiro e 5 mil para o quarto posto - ou seja, todos ganham, independente da posição. No total, serão 3,9 milhões de doletas (quase 14 milhões de reais) em prêmios. Três serão as etapas, todas no hemisfério norte, na primavera (aqui, outono). As etapas são:

1- Hangzhou, China – 27 e 28 de abril de 2019
2- Budapeste, Hungria – 11 e 12 de maio de 2019
3- Indianapolis, EUA – dia 31 de maio a 1 de junho de 2019

O Brasil também terá representantes, claro, nesta grande jornada. Um deles já mandou avisar que não vai: Cesar Cielo (Pinheiros), em processo de desaceleração, não se inscreveu (o prazo era até o primeiro dia de Fevereiro), mas estão confirmados:

Felipe Lima (Minas) – 50 metros peito (4º no Ranking Mundial, substitui Cameron van der Burgh)
João Luiz Gomes Jr. (Pinheiros) – 50 metros peito (vice-campeão em Budapeste)
Nicholas Santos (Unisanta) – recordista mundial dos 50 metros borboleta
Etiene Medeiros (SESI) – campeã mundial dos 50 metros costas

Apesar de estarmos sem patrocinador (até agora nada se falou de renovação com os Correios), a FINA bancará as passagens dos brasileiros e de um técnico por etapa. Irão:

Em Hangzhou – Thiago Moreno, treinador de Felipe Lima e João Luiz Gomes Jr.
Em Budapeste  – Felipe Domingues, treinador de Nicholas Santos
Em Indianápolis – Fernando Vanzella, treinador de Etiene Medeiros

É alta a expectativa por essa competição, que é a resposta da FINA para as intenções da ISL, que é criar uma liga alternativa dando mais prêmios. Só resta torcer para que tudo dê certo.

Esta reportagem deveria ser publicada no dia 11, segunda, mas foi adiada para esta quarta devido ao luto pela morte do grande Ricardo Boechat, a quem dedicamos esta matéria e todos os nossos trabalhos.

(informações do Best Swimming e Yes Swim - foto deste repórter)

Nenhum comentário:

Postar um comentário