domingo, 4 de agosto de 2019

PAN LIMA 2019: dobradinha inédita de Ana e Vivi!



Não poderia ser mais festivo nosso primeiro panorama dos JOGOS PAN-AMERICANOS de Lima! Porque, das incontáveis conquistas de Ana Marcela Cunha (Unisanta), faltariam apenas os 10 km no Pan, os 10 km no Mundial e o ouro olímpico. O ouro no Pan já não falta mais, porque ela venceu o frio de 18 graus da Laguna Bujama (80 km da capital peruana) para ser a primeira brasileira (no geral) a vencer as águas abertas. Poliana Okimoto tinha sido prata no Rio 2007 e em Guadalajara 2011. Hoje, subimos um degrau e com dobradinha!

Diante do frio intenso, foi necessário o wetsuit, o traje especial para águas frias. Ana, como sempre, fez uma prova controlada, ficando entre o primeiro e o quarto lugar em sete das oito voltas, mas no final da penúltima e início da última, disparou, disparou tanto, que fez até braçadas de costas e começou a soltar depois que chegou com 2:00:51.9, quase 30 segundos da segunda colocada, Cecília Biagioli (ARG), que tocou com 2:01:23.2. Para completar a festa, Viviane Jungblut (GNU) foi bronze com 2:01:24.0. Uma prova sensacional da gaúcha também, confirmando a primeira dobradinha da história das águas abertas no Pan!

Pelo lado masculino, faltou pouco para medalharmos. Victor Colonese (Unisanta) perdeu por quase um segundo o bronze para Taylor Abbott (EUA) - 1:54:02.7 a 1:54:03.6, e isso porque o "VAR" demorou demais para decidir quem ficaria com a medalha. Certamente, o ouro foi para Esteban Enderica (EQU), vencedor com 1:53:46.7. Allan do Carmo (IDEB) teve o wetsuit rasgado no meio da prova e, aos trancos e barrancos, chegou na décima terceira posição.

Um excelente início para a jornada aquática, visto que Ana e Viviane também disputarão os 800 e 1500 livre na piscina. Vamos ver se as alegrias continuarão!

Nesta segunda, o pré-panorama completo da natação no Pan.

(informações do Best Swimming e foto de Wander Roberto/COB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário