segunda-feira, 5 de agosto de 2019

PAN LIMA 2019: Começa a jornada nas piscinas!



Apesar dos JOGOS PAN-AMERICANOS de Lima terem começado oficialmente em 26 de Julho, o que interessa para os fãs das piscinas se inicia mesmo nesta terça e vai até este sábado, véspera do fim da competição: as provas de natação. É estranho vê-las na reta final de um evento multi-desportivo, visto que a natação sempre é na primeira semana dos JOGOS OLÍMPICOS, mas a ODEPA optou por fazê-lo para dar uma semana de descanso com relação ao MUNDIAL DE ESPORTES AQUÁTICOS da Coreia.

De qualquer forma, alguns dos melhores nadadores do continente estarão no Centro Aquático da Villa Deportiva Nacional para as disputas na natação. Serão 6682 atletas, com os Estados Unidos trazendo um time misto e forte (parafraseando Alexandre Pussieldi, NÃO é o time C), o Brasil de time completo - 18 homens e 16 mulheres, e a Argentina com um time feminino fortíssimo.

Os EUA trarão feras como Nathan Adrian, Kevin Cordes, Gunnar Bentz, Cody Miller, Tom Shields, Lia Neal, Annie Lazor e Molly Hannis. Haley Anderson foi retirada de última hora para o evento-teste da Maratona Aquática em Tóquio. Mas, diante dessa escalação, não podemos desprezar a força que o time americano tem, mesmo sem Caeleb Dressel, Katie Ledecky, Regan Smith e Simone Manuel.

A Argentina, ao nosso ver, tem o time feminino mais forte da competição. Julia Sebastian (Minas), Florência Perotti (Pinheiros), Andrea Berrino, Macarena Ceballos, Virginia Bardach e, especialmente, Delfina Pignatiello, prescindiram do Mundial para tentarem levar a Argentina aos bons resultados e à subida no quadro de medalhas. Já é carta marcada Pignatiello ser ouro nas provas mais longas.

Quanto ao nosso time, o objetivo, além dos ouros, é classificar os revezamentos femininos e os mistos. Mas não há dúvidas de que, depois do Mundial dentro da expectativa, podemos ver, talvez, resultados além do esperado e nosso Hino tocando muitas vezes.

Mas a verdade é que só a partir da primeira etapa vamos ver na prática quem tem mais garrafa para vender. As provas são 400 livre, 100 peito, 200 borboleta e 4 x 100 livre feminino. As eliminatórias acontecem às 13 horas e as finais, no horário de 22:30. Estaremos nessa em todas as etapas!

(informações do Best Swimming e foto da assessoria da ODEPA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário