sábado, 19 de setembro de 2020

Foi cedo demais, Manu! (e convite)

 


Nesta sexta-feira, mais uma aposentadoria enorme na natação brasileira foi confirmada. Após João de Lucca anunciar o fim de sua carreira para treinar em Louisville, agora foi a vez de Manuella Lyrio se despedir das piscinas, aos 31 anos. E este repórter diria: cedo demais. Afinal, existia a possibilidade de Manuella garantir a sua segunda jornada olímpica em Tóquio para, ao menos, defender o recorde sul-americano dos 200 livre (1:57.28) e ajudar o 4 x 200 brasileiro feminino, ainda não garantido lá. Não deu.

A loirinha nasceu em Brasília, a 27 de Julho de 1989, e começou a nadar após ter sido atropelada, por indicação médica. Logo, Hugo Lobo, então técnico da AABB de Brasília, viu nela potencial e, desde então, ela buscou resultados expressivos. De lá, foi ao Pinheiros, onde, na seletiva para o Pan do Rio em 2007, foi uma das que tirou ninguém menos que a então melhor nadadora de 400 livre da época, Mariana Brochado (então no Flamengo). Dali, tomou parte na Máquina do Minas até voltar ao Azulnegro, clube que defendera até esta semana.

Como dissemos, ela foi recordista nos 200 livre, mas também chegou a ser recordista nos 400 livre, com 4:09.48 - a marca hoje é de Joanna Maranhão, 4:09.41. Ela também chegou a participar de provas de 100 livre, fundo, 400 medley e 200 borboleta. Participou do Mundial Júnior do Rio, em 2006, e dos Mundiais de 2013 a 2017, incluindo longa e curta, além de ter logrado 9 medalhas em Pans, 7 em Sul-Americanos Absolutos e 2 em Jogos Sul-Americanos. Em Jogos Olímpicos, foi semifinalista no Rio com a marca antes citada.

Infelizmente, para este repórter e os fãs da natação, não será possível vê-la em mais jornadas, já que ela decidiu parar logo na sua melhor fase. Logo, ficam nossos agradecimentos por tudo que ela fez na natação e muito boa sorte na sua jornada futura. A "Pikachu", como é conhecida no meio aquático, vai deixar saudades pela versatilidade e simpatia.

VALEU, MANU!!



CONVITE
E a primeira entrevista de Manu como swammer vai ser com a gente! Próxima sexta, 19 horas, no Instagram do FamilAquatica, ela vai falar mais de sua carreira e dos motivos que a levaram a tomar a decisão de parar. Não percam!

(informações do Best Swimming e do Comitê Feminino da Natação Brasileira - fotos deste repórter)

Nenhum comentário:

Postar um comentário