sábado, 20 de março de 2021

DOIS EM UM: etapas finais do Sula e Seletiva Pré-Olímpica

 

Nação aquática, por razões particulares, vamos, nesta nota, fazer o resumo dos dois grandes acontecimentos das águas na Argentina e no Brasil, respectivamente. Claro que falo do Sul-Americano de Esportes Aquáticos, que aconteceu em Buenos Aires, e da Seletiva Pré-Olímpica Masculina de Maratonas Aquáticas, em Piraí. Vamos a isso:

ARGENTINA CAMPEÃ GERAL E BRASIL CAMPEÃO NAS MEDALHAS
Depois de 55 anos, uma escrita foi quebrada: com relação a pontos, a Argentina venceu o Sul-Americano com 439 pontos contra 419,33 do nosso time jovem. Foi o primeiro triunfo portenho desde 1966. Se servir de consolo, o Brasil levou o quadro de medalhas, 11 ouros (36 totais), contra 10 de Colômbia (21 totais) e Argentina (39 totais).

Lucas Peixoto teve o melhor desempenho da competição - ele que fez parte de um tríplice empate nos 50 livre, com Alberto Vivas (VEN) e Enzo Scarpe (URU), ambos com 22.44 - e, com isso, ganhou o tradicional Señor de Sipan. "Estou muito feliz com as minhas conquistas aqui. Conquistar esse índice técnico e ser eleito o Senhor de Siphan, que é uma condecoração histórica, me deixa bem animado para a Seletiva Olímpica que vai ser no mês que vem", disse ele à João Paulo de Castro.

A se destacar também Victor Baganha (Minas), que na terceira etapa fez 53.40 nos 100 borboleta e ajudou o 4 x 100 livre masculino a ganhar o ouro com 3:18.54; Rafaela Raurich (Santa Mônica), com duas importantes medalhas no último dia, a saber, ouro nos 200 borboleta (2:14.09) - logo em cima de Virginia Bardach (ARG, 2:14.58), e prata nos 400 livre (4:17.32), atrás só da favoritíssima Delfina Pignatiello (ARG, 4:15.00); e a dobradinha sensacional nos 400 livre deles, com Murilo Sartori (Americana) tendo feito 3:54.24 e Pablo Vieira (Minas), 3:54.46.

Aqui, os demais resultados e a esperança de que a nova geração voe mais alto rumo à Seletiva.

-------------------------------------------

CACHORRO GIGANTE E ALLAN RUMO AO PRÉ-OLÍMPICO
E neste sábado pela manhã, na Reserva Santa Rita do Lago Azul, em Piraí, aconteceu a Seletiva Pré-Olímpica de Maratona Aquática a fim de saber quem pode fazer companhia à Ana Marcela Cunha (Unisanta) nos JOGOS OLÍMPICOS TÓQUIO 2020.

O vencedor, no sprint final, foi o estreante em maratonas Guilherme Cachorrão Costa (Minas), tendo em segundo Allan do Carmo (IDEB), o veterano, que chegou a liderar nos primeiros quilômetros. Com isso, ambos vão a Fukuoka tentar ficar, ao menos, entre os 15 primeiros que garantirão vagas no dia 30 de Maio para os Jogos Olímpicos.

(informações do Best Swimming, Swim Channel e CBDA - fotos de Satiro Sodré e Ricardo Sodré)

Nenhum comentário:

Postar um comentário