quarta-feira, 25 de maio de 2022

MARE NOSTRUM: e começou o espetáculo brazuca!

 


Como bem sabem, o MARE NOSTRUM é uma sequência de torneios internacionais em solo europeu reunindo parte da nata da natação mundial (perdoem o trocadilho). E o Brasil sempre traz bons resultados, visto que usa essa série para preparativos para os Main Events do ano - neste, o MUNDIAL DE ESPORTES AQUÁTICOS de Budapeste. E não foi diferente em 2022.

Já na etapa de Mônaco, mesmo com poucos brasileiros, três ouros (todos nos 50), uma prata e um bronze. Nos tradicionais torneios masculinos de velocidade, só deu BR: Bruno Fratus (Florida), com mais um 21 nos 50 livre. Na final, ele venceu o holandês Thomas de Boer com 21.49 (aliás, o primeiro 21 em finais desde o bronze de Tóquio 2020+1), enquanto De Boer fez 21.70. Nos 50 peito, deu João Luiz Gomes Júnior (Pinheiros), com 27.10 (cinco centésimos acima da semifinal), vencendo a final contra Arno Kamminga (HOL) por nove centésimos. E no borboleta, nem é preciso dizer que foi o vovô garoto Nicholas dos Santos (Unisanta), com 22.83. Na final, ele venceu Michael Andrew (EUA), que fizera 23.19.

A prata foi de Fernando Scheffer (Minas), nos 200 livre. Ele até liderou grande parte da prova, mas o final da sensação sul-africana Matthew Sates foi determinante para sua vitória com 1:46.69. Scheffer foi prata, com 1:47.48. Já o bronze foi com Leonardo de Deus (Unisanta), nos 200 borboleta, ele que fez 1:57.14, em vitória de Noe Ponti (SUI), com 1:56.51.

Está acontecendo, enquanto escrevo este texto, a etapa de Barcelona, e tivemos uma medalha para cada cor na abertura. Mas a mais valiosa foi a de prata, porque veio de uma garota que muito enfrentou e conseguiu bater uma inspiração: Gabrielle Roncatto (Flamengo), enfim, superou um recorde de Joanna Maranhão: em 2017, a pernambucana, então na Unisanta, fez 4:09.41. Agora, a Iron Baby bateu seu RB tendo feito 4:08.91, só atrás de Simona Quadrarella (ITA), que fez 4:06.18. Emocionada, Gabi dedicou a vitória ao ontem aniversariante treinador Fernando Possenti: "Ontem foi seu aniversário e hoje eu acho que consegui dar um pouquinho do que você merece! Passamos por períodos tão difíceis juntos e hoje eu aprendi a olhar para esses olhos azuis e sentir a segurança do mundo. Obrigada por tudo", disse.

Dentro do script, a vitória e o 97º 21 de Bruno Fratus nos 50 livre (21.78) e o segundo lugar de João Luiz Gomes nos 50 peito, com 27.18, somente atrás de Andrew, que largou melhor e fez 27.06.

A etapa espanhola segue nesta quinta e no fim de semana, a última perna do Mare Nostrum rola em Canet (FRA), e, confiemos, com mais surpresas boas. Ah, os resultados completos estão.

(informação do Swim Channel e Best Swimming - foto do Instagram da CBDA)


Nenhum comentário:

Postar um comentário