quarta-feira, 15 de junho de 2022

MUNDIAL DE BUDAPESTE: Cobertura diferenciada


Chegou a hora do maior evento do ano, o tão esperado MUNDIAL DE ESPORTES AQUÁTICOS, que vai novamente acontecer na Duna Arena, em Budapeste. Ainda sob a sombra do COVID, pela segunda vez em cinco anos, a capital húngara receberá alguns dos maiores nomes da natação mundial. Digo alguns porque tanto a proibição da Rússia e de Belarus e atletas que resolveram declinar por n razões vão tirar parte do brilho de tal jornada.

Até mesmo porque a Duna Arena viu tantos episódios bons e recordes mundiais, como o do vovô garoto Nicholas dos Santos (Unisanta), em 2019, na Copa do Mundo. Viu uma campanha boa do Brasil no último deles, em 2017. Viu a consagração de Katinka Hosszu (HUN) tantas vezes. 

Mas teremos desfalques sérios: Ariarne Titmus (AUS), que acabara de bater o WR dos 400 livre com 3:56.40 no Campeonato Australiano, já tinha se decidido por não ir, visto que treinará para os Commonwealth Games, em Birmingham (ING). Duncan Scott (GBR) foi derrotado pela Covid. Adam Peaty (GBR), por um pé quebrado. Outros, como Pernille Blume (DIN), Emma McKeon (AUS), Ahmed Hafnaoui (TUN) e Tatjana Schoenmaker (RSA), por melhor treinamento. Oremos para que estejam em Fukuoka, para o ano.

Mas temos o time americano, sempre favorito, as canadenses voadoras, a disputa nos 50 livre com Bruno Fratus (sem clube), Florent Manaudou (FRA) e, claro, Caeleb Dressel (EUA). o forte time da casa, e algumas esperanças brasileiras, ás quais destaco o próprio Fratus e João Luiz Gomes Júnior (Pinheiros). Quanto às nossas atletas, Stephanie Balduccini (Paineiras) pode surpreender positivamente nos 200 livre, pelo menos, no meu entender, chegando à uma semifinal. Já Ana Marcela Cunha (Unisanta), nem preciso dizer que é favorita nas águas abertas.

E ao contrário das outras coberturas de Mundial, essa vai ser mais comentada. Ao final de cada dia de competição, falarei da minha visão das jornadas, principalmente de natação e águas abertas. Uma cobertura mais diferente, mas não ficaremos fora deste mundial.

(texto de Flávio Barbosa com informações do Best Swimming)

Nenhum comentário:

Postar um comentário