quinta-feira, 1 de junho de 2023

TROFÉU BRASIL: Surpresas e mais dois índices!


 
O TROFÉU BRASIL de Recife já tem dois quintos de jornada percorridos. E mais dois índices foram confirmados para o MUNDIAL DE FUKUOKA (o que, porém, NÃO garante vaga, já que serão 12 que lá irão), com grandes e boas surpresas, pese a chuva que caiu forte no Parque Aquático Santos Dumont, em Boa Viagem.


E boa viagem quer ter Bruna Leme (Corinthians), após ter conseguido o índice nos 200 medley feminino. Assumiu a ponta no peito e logo no crawl surpreendeu para conseguir 2:12.71, 27 centésimos abaixo do tempo estipulado, sendo este o segundo melhor ever brasileiro da prova, atrás apenas do recorde de Joanna Maranhão (que está comentando o certame direto da Alemanha pela Cazé TV), que fizera 2:11.24. "Inexplicável esse tempo, porque eu estava buscando ele faz um bom tempo, mas alguns ajustes precisavam ser feitos na minha cabeça e, agora, deu tudo certo. Por tudo que está acontecendo, e minha família sabe, atingir esse resultado, é surreal", disse Bruna à João Barretto. No masculino, 24 centésimos impediram Leonardo Coelho Santos (Pinheiros) do índice, ele que fez 1:59.77.

Despreocupado com tempos, com índice já garantido, Guilherme Cachorrão Costa (Unisanta) dominou a prova e conseguiu o hexacampeonato dos 1500 livre, ao fazer 15:17.87, muito acima do 15:04.64. O destaque é que ele tirou a touca no meio da jornada. A chuvarada não abaixou a temperatura da piscina e nem influenciou no resultado. Tendo o índice e feito a marca B, ele pode competir em Fukuoka. Stephan Steverink (Flamengo) foi o segundo, com 15:20.20.
 
 
Falando em veteranos, podemos ter de novo em Fukuoka Leonardo de Deus (Unisanta), ele que fez 1:55.47 (índice era 1:56.91) nos 200 borbo masculino. Dominou a parte final da prova e garantiu um possível carimbo para mais uma jornada do pai do Théo no Japão. "Theozinho, o papai venceu!", homenageou Léo ao filho no pódio. "Fazia um tempo que a natação brasileira esperava que eu nadasse nesse nível. Depois de um ano sabático, que eu tirei para a minha família, voltei com o foco para os treinos nesse ano e ainda tem muito Leo de Deus, e olha que eu aprendi com o melhor, o Nicholas dos Santos!". No feminino, se não teve como alcançar o difícil 2:09.21, teve uma disputa espetacular de Mafe Costa (Unisanta), esta já com índice, com Giovanna Diamante (Pinheiros), tendo a carioca levado a melhor no finzinho: 2:12.55 contra 2:12.79. A preocupação maior foi com Nichelly Lysy (Pinheiros), que perdeu os sentidos no decorrer da prova e desmaiou, tendo recebido atendimento imediato. Não há mais informações do que houve, mas, isso é certo, ela está bem e consciente.


Nos revezamentos 4 x 200 livre, uma disputa sensacional no feminino entre Unisanta e Pinheiros, com o time santista levando a melhor com um final espetacular de Gabi Roncatto e novo RC de 8:01.91, com a Iron Baby, Mafe, Naná Almeida e Maria Paula Heitmann. O Pinheiros deu o troco no masculino, visto que Kayky Mota, Breno Correia, Heitor Napolitano e Léo Santos fizeram 7:17.38. Todos os resultados estão.
 
ATUALIZAÇÃO URGENTE: Enquanto terminávamos de editar este texto, nas eliminatórias dos 100 livre masculino, Marcelo Chierighini (Pinheiros) fez um senhor de um tempaço aço aço na última etapa: 47.86, abaixo do índice (não contam as eliminatórias, só a final), aplaudido de pé por todo o Parque Aquático Santos Dumont. E ele deixou um recado: "natação não é mais minha prioridade é minha família, minha esposa e meu filho. Nado para ajudar minha família. Isso de uma certa forma me fez mais relaxado. Não encaro a natação como hobby, mas como meu trabalho. Me deixa mais leve". Amém para que coisas boas venham mais tarde.

Quanto à pontuação, o Pinheiros está na frente, com 949,5, tendo Minas em segundo, 719,5 e Unisanta em terceiro, 709. Além dos já citados 100 livre, teremos os 200 peito, os 100 costas e os 800 livre. Que surpresas mais teremos?


(informações da CBDA e Best Swimming - fotos de Satiro Sodré/SSPress/CBDA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário