domingo, 29 de outubro de 2023

TROFÉU JOSÉ FINKEL: a grande festa da natação




Que momento melhor para um TROFÉU JOSÉ FINKEL do que esse, onde a natação brasileira colhe os frutos de uma jornada maravilhosa nos JOGOS PAN-AMERICANOS de Santiago? E que lugar melhor do que a piscina do Pinheiros para celebrá-lo? Pois, a partir desta terça, último dia de Outubro, até sábado, quarto de novembro, grande parte da natação Brasileira vai estar lá para não apenas celebrar esse grande momento. como também tentar uma vaga para o Mundial de Esportes Aquáticos de Doha, em Fevereiro de 2024.


A história do certame em questão é conhecida por todos nós: rende homenagem a José Finkel, apontado no início dos anos 70 como melhor nadador de peito do sul do Brasil, mas que foi fulminado por um câncer ósseo na mesma época. Para homenageá-lo, os amigos e colegas do Clube Israelita, com a benção da então CBD, fizeram um torneio que se tornou o Brasileiro de Inverno (ou de Primavera, depende do tempo). E nele aconteceram histórias, como o que não terminou por causa de uma suposta meningite em 1989 e do recorde mundial dos 100 livre por Gustavo Borges, em 1993, ambos no Internacional de Regatas em Santos, do frio intenso de 1985, em Curitiba e de 2015, no Timão, e de várias disputas emocionantes, como em 1987. Agora, a piscina do Pinheiros, que recebeu tal torneio em 2015 e 2018 (na versão curta), abraça novamente 385 dos grandes atletas do Brasil e do mundo.

Pena que haverá desfalques importantes: Stephanie Balduccini (Pinheiros/Michigan) e Guilherme Caribé (Flamengo/Tennessee) não foram liberados pelas suas faculdades americanas, mas Bruno Fratus (Pinheiros) vai enfim competir de novo no Pinheiros onde brilhou na década passada. Júlia Pereira (GNU), por razões desconhecidas, também não vai participar. Ana Marcela Cunha (Unisanta) priorizou as águas abertas. No resto, grandes nomes marcarão presença, em especial destaque, os medalhistas Guilherme Cachorrão Costa (Unisanta), Gabrielle Roncatto (Unisanta), Mafe Costa (Unisanta), Vinícius Lanza (Minas), Murilo Sartori (Flamengo/Louisville), Brandonn Pierry Almeida (Corinthians), Gabrielle Assis da Silva (Flamengo), Viviane Jungblut (GNU), Fernando Scheffer (Minas), Nathália Almeida (Unisanta), Lorrane Ferreira (SESI), Alexia Assunção (SESI), Júlia Goes (SESI), Leonardo Coelho Santos (Pinheiros), Ana Vieira (Pinheiros), Breno Corrêa (Pinheiros) e feras como João Luiz Gomes Júnior (Pinheiros), Julia Sebastian (ARG/Minas), Beatriz Bezerra (AABB Recife), Sophia Penteriche (Sanroquense), Aline Rodrigues (Minas), Luiz Altamir (Ideal), Celine Bispo (Yacht), Delfina Dini (ARG/Minas), Florencia Perotti (ARG/Pinheiros)... tantos que é melhor que você veja o balizamento aqui. De feras internacionais, destaco Luca Dotto (ITA), que vai participar das provas nobres (50 e 100 livre).

A transmissão do Finkel neste ano será exclusiva do Swim Channel, com os comentários espetaculares do Coach Alex Pussieldi. A diferença é que as eliminatórias serão gratuitas, mas as finais terão de ser vistas apenas pelos assinantes do canal. Ou seja, para você ver as finais, terá de pagar uma pequena quantia. Mas se você morar em São Paulo, pode ir ao Pinheiros de graça, seguindo novas condições, por exemplo, pegar ingressos gratuitos no site da Sympla (exceto associados).

Mas claro que nós estaremos lá. Depois de quatro longos anos (pandemia inclusa), prometemos uma cobertura diferente, com vídeos diários de melhores momentos e entrevistas. Conto com vocês nesta jornada!

(informações do Pinheiros e do Swim Channel - foto da assessoria do Pinheiros)

Nenhum comentário:

Postar um comentário