quinta-feira, 5 de novembro de 2015

E não é só isso...

O fim de semana será de CAMPEONATO PAULISTA JÚNIOR E SÊNIOR DE VERÃO - XVII TROFÉU ALBERTO MARTIN PEREZ, em Santos, mas como as águas não param, o calendário da natação mundial neste fim de semana está cheio, completamente cheio, para quem curte os esportes aquáticos. Sem mais delongas...

CAMPEONATO BRASILEIRO DE ÁGUAS ABERTAS - ÚLTIMA ETAPA
Para começar, tem, nesta quinta e sábado, a decisiva do Campeonato Brasileiro de Águas Abertas, no estado onde os maiores nomes do esporte vieram ao mundo: a Bahia, mais especialmente a Base Naval de Aratú, em Inema (BA). Apesar de grande favorita por nadar em casa, Ana Marcela Cunha (agora na Unisanta) não tem chances de levar o título nacional, já que priorizou, com sucesso, a preparação para a Olimpíada do Rio em 2016, o que conseguiu com o bronze na prova de 10 km em Kazan, e bem assim Allan do Carmo (IDEB), vice-campeão mundial, e Poliana Okimoto (Unisanta). Mas eles dirão presente à etapa, nas duas provas, quais sejam, os 10 km desta quinta e os 5 km deste sábado. Outro grande atrativo é a presença da seleção italiana, trazendo Simone Ruffini, campeão mundial nos 25 km, e a campeã da Copa FINA Rachele Bruni. A disputa do título nacional fica entre Betina Lorscheitter (GNU, 106), Gabriela Ferreira (GNU, 101) e Catarina Ganzeli (Unisanta, 80), no feminino, e entre Victor Colonese (Unisanta, 106) e Fernando Ponte (GNU, 104). O Curitibano está na frente pelos clubes, com 1356 pontos, contra 1298 do União.
Além de ser a mais importante etapa do calendário, esta vale uma vaga no feminino e duas vagas no masculino nos 10 km, e duas vagas para cada sexo nos 5 km, para o Sul-Americano de Águas Abertas, em Março, no Paraguai. Okimoto e Ricardo Cintra já tem vaga garantida nos 5 km e Ana Marcela e Allan lá não irão.
As agora companheiras de time enfeitam a foto desta seção, já que esta será a primeira vez que ambas farão uma prova do circuito pela bandeira da Unisanta.

COPA BRASIL DE ÁGUAS ABERTAS - ÚLTIMA ETAPA
Também com o Brasileiro, rola a etapa final da II Copa Brasil de Águas Abertas, uma competição entre clubes e atletas do Brasil inteiro, mais voltada aos amadores e apaixonados pela modalidade, dividida em categorias, e com provas de 5 km, na Base de Inema
A taça ficará no Rio de Janeiro, mas é difícil saber com quem: o Gladiadores, de Luiz Lima, está na frente, com 2719, contra 2536 do Navegantes. Completam o Top-5 o Tênis Clube Paulista (744), o Círculo Militar (735) e o Esperia (639). A classificação completa aqui veem.



COPA DO MUNDO FINA DE NATAÇÃO - DUBAI
De novo a natação mundial desembarca na riquíssima Dubai, que já viu n competições da FINA e agora sediará a derradeira etapa da Copa do Mundo de Natação, desta vez em piscina de 50 metros. Dubai já sediou o Mundial de Piscina Curta em 2010, e viu os ouros d'ELE (César Cielo - Minas), nos 50 (20.51) e 100 livre (45.74) e de Felipe França (Corinthians), nos 50 peito (45.95), mas viu uma morte: Francis Crippen (EUA), afogado na última volta da etapa do Mundial de Águas Abertas.
Agora, o Hamden Sports Complex, também sede do Mundial Júnior de 2013, verá 440 nadadores de 56 países, inclusive o Brasil, que só será representado por Bruno Fratus (Pinheiros/Auburn).
No mais, teremos os de sempre: Katinka Hosszu (HUN), Chad Le Clos e Cameron Van Der Bergh (AFS), Anthony Ervin (EUA), Alia Atkinson (JAM), Mitchell Larkin (AUS), Emily Seebohm (AUS)... e mais nadadores da Argentina, China, Japão, Grã-Bretanha, Rússia, Síria, Nepal, Líbano, Tanzânia, Sudão e Omã. Aqui está o Start List completo. O SporTV3 vai transmitir e também acompanharemos, com um resumo já nesta segunda.

ESTADUAIS PELO BRASIL
E o CAMPEONATO PAULISTA JÚNIOR E SÊNIOR DE VERÃO não será o único estadual a ser competido no país. Vão rolar mais estaduais e mais ensaios do Open no Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul.
O Carioca Infantil a Sênior de Verão vai acontecer na Piscina do Botafogo, a Mais Bela (e, às vezes, perigosa) do Mundo, envolvendo os principais times do Rio de Janeiro, e que pode ser aqui acompanhada.
Já no Paraná, acontece a partir desta quinta o Campeonato Paranaense de Verão, em piscina curta. Vai rolar em Foz do Igauçú. Pela manhã, rola o Infantil a Sênior, pelos troféus Alexandre Viscardi e Marcos Chaiben. A tarde, as absolutas, válidas pelo Troféu Paraná. No total, segundo a FDAP (Federação de Desportos Aquáticos do Paraná), são 226 provas nas etapas das manhãs e 37 provas nas finais a tarde. Aqui você tem o Startlist e aqui, você acompanha esta jornada.
Por fim, um Campeonato Gaúcho solidário neste fim de semana no União: a Federação Gaúcha dos Desportos Aquáticos vai permitir a comunidade aquática local de se solidarizar com as vítimas das chuvas e enchentes da região, acontecidas nos últimos meses. Atletas e famílias estão sendo convidados a contribuir com alimentos, produtos de higiene e limpeza que serão doados as pessoas afetadas pelas recentes chuvas no Estado. Bola dentraço da FGDA. Virão oito clubes locais e o River Plate da Argentina como convidado, com 400 dos melhores nadadores do estado, incluindo Graciele Herrmann (GNU). Acompanhe aqui esta jornada.

MEETING DE BOLZANO
Por último, mas não menos importante: vai acontecer o Meeting Internacional de Bolzano, uma competição de piscina curta, com 50 clubes italianos e forte presença internacional. Inclusive, presença brasileira.
A convite da Vadox, Henrique Rodrigues (Pinheiros), Guilherme Guido (Pinheiros) e Jhennifer Alves da Conceição (Flamengo) tomarão parte nesta jornada, formando o chamado Team Vadox International com os espanhóis Markel Alberdi e Aschwin Wildeboer.
Jhennifer Alves, vai competir nos 50 e 100 peito; Henrique Rodrigues, nos 50 e 100 livre; e Guilherme Guido, 50 e 100 costas. Ambos também farão os 100 medley. O evento terá premiação individual por prova, pagamento de premiação tanto para as provas, quebra de recordes e uma bonificação para a combinação de provas. Você acompanha tudo por aqui, com direito a transmissão ao vivo pela internet.

(informações do Best Swimming, foto de Satiro Sodré e cartaz da FINA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário