quarta-feira, 4 de março de 2020

SELETIVA OLÍMPICA: Começa agora nossa maior cobertura


A partir deste texto, tudo do FamilAquatica vai girar em torno daquele que será o maior evento de natação de todos os tempos realizado aqui no Brasil: a SELETIVA OLÍMPICA, que vai começar em menos de 46 dias (confira a Contagem Regressiva à direita), no Parque Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro. Será a competição que vai separar os meninos e as meninas dos homens e das mulheres. É a única chance para tomar parte nos JOGOS OLÍMPICOS TÓQUIO 2020. Não à toa, Renato Cordani, diretor Geral da CBDA e Gustavo Otsuka, supervisor de natação da mesma entidade, anunciaram grandes novidades, a começar pelo logo acima, de Nelson Magela, que mostra os caminhos das ondas, que representam os nadadores, ao sol nascente, símbolo japonês.

Além da logo, mais detalhes do evento foram anunciados: ao contrário do que fora ventilado, acontecerão as finais B, mas antes do aquecimento das finais A, na intenção mais de revelar quem pode ter chances para PARIS 2024. "O próprio Fernando Scheffer (Minas), que hoje é recordista sul-americano e quase foi finalista do último Mundial (na Coreia), venceu a Final B da Seletiva de 2016", justificou Cordani.

Mas o negócio mesmo serão as finais A, pois só elas valem para efeitos classificatórios aos Jogos. Os índices são esses, e só vai para o Japão quem os conseguir por lá. A expectativa da CBDA são 25 nadadores, mas vale a qualidade, e não a quantidade, como foi feito no meio dos anos 2010. "Nossos atletas serão colocados no ponto mais alto de concentração e foco por uma vaga nos Jogos Olímpicos. A nossa intenção é justamente essa. Queremos ter a seleção mais preparada possível para chegar em Tóquio brigando por bons resultados", disse Otsuka.

A intenção é valorizar quem conseguir os índices, com uma espécie de reconhecimento assim que o atleta conseguir o índice. Por exemplo, se Bruno Fratus (Minas) conseguir o certíssimo índice e, imaginem só, com 20.90, quebrando o WR do Cesar Cielo (Itajaí), Rodolfo Carneiro deve anunciar e, além de uma ovação, de fato, deve haver uma salva de fogos e um pequeno troféu. Já as tomadas de tempo acontecerão ao final das Finais A. Importante relembrar: revezamentos femininos e 4 x 100 livre misto buscam tempos que, só em Maio, saberemos se suficientes para estarem em Tóquio. Mas o anúncio oficial dos classificados só vai acontecer mesmo finda a quinta etapa.

E há mais novidades: no sábado, nadadores mirins e petizes cariocas e fluminenses terão sua chance de dividir o palco com os grandes nomes da natação brasileira e, quiçá, mundial: é o Festival Nadando Com As Estrelas, cujos detalhes vão ser divulgados em muito breve. Além disso, muitas homenagens serão prometidas para atrair mais pessoas. Imagino que Manoel dos Santos, Djan Madruga, Gustavo Borges, Fernando Scherer e o próprio Cielo devem ser aplaudidos pela multidão. Toda a programação está.

E falando de preparativos: os atletas brasileiros, mesmo com poucas competições, já estão aquecendo as turbinas. O time de longa do Corinthians e Brandonn Pierry (SESI) fizeram um treinamento de altitude em Las Lomas (México) e Flagstaff (Arizona, EUA), respectivamente. O Paineiras também está no México, com o time de Wlad Veiga, entre eles Natalia de Luccas e Gabriela Mello. E também foram para as alturas mexicanas, representando o Curitibano, Alessandra Marchioro e Fernanda de Goeij, com seus treinadores Cristian Carvalho e Rodrigo Herval.

Por cá, ficaram Guilherme Cachorrão Costa (Minas) - que ia participar da Copa Città di Milano, mas o Coronavirus não deixou, mas segue treinando no PAML, agora em companhia do SESI e do time de Tiago Moreno no Pinheiros, que vão fazer um treinamento de reconhecimento. Falando do Minas, já vai ter competição no fim de semana: o Metropolitano, com suas disputas eletrizantes e a estreia das novidades Felipe França e Kauê Carvalho. Por sua vez, o Pinheiros promoveu uma tomada de tempo sábado passado com a presença também de alguns nadadores da Unisanta e lá, Breno Correia (Pinheiros) fez incríveis 1:46.6 nos 200 livre. Um grandioso tempo no rumo para a Seletiva.

A programação segue. Neste sábado também haverá uma tomada de tempo na Unisanta - a segunda e última - e este site estará lá para cobrir. No sábado seguinte, as atenções se voltam para a piscina do Pinheiros, onde acontecerá o Torneio Regional Júnior e Sênior, que deve conter a grande elite da natação paulista e cujas informações terão em breve aqui também.

Enfim, começou a maior cobertura para uma competição feita por este site. E neste fim de semana, falaremos como será. Mas já digo: será bem diferente das demais...

Contribua para o FamilAquatica clicando aqui


(informações da CBDA, Best Swimming e Swim Channel - logo de Nelson Magela)

Nenhum comentário:

Postar um comentário