quarta-feira, 4 de março de 2015

WHO RUN THE WORLD?: Especial Semana da Mulher

A natação feminina, não é segredo para ninguém, tem crescido muito nos últimos anos. Quem não se lembra do protesto que as nadadoras fizeram naquele Troféu Brasil de 1996, em Belo Horizonte, quando entraram com camisetas onde se lia: "poucos centésimos afogaram nosso sonho". Hoje, não existem mais centésimos para afogar o sonho de nenhuma delas.
Temos uma recordista mundial nos 50 costas (Etiene Medeiros), tivemos meninas a poucos passos do pódio em Mundiais (a própria Etiene, Alessandra Marchioro e Natalia de Luccas) e a tendência é melhorar. A separação entre seleções, implantada recentemente pela CBDA, tem tido efeito positivo pelas nossas nadadoras.
Mas é preciso ainda que muitas mudanças sejam feitas e que nossas nadadoras parem de ser vistas como "gostosas", ou algo parecido. Temos de ver nossas atletas pelos resultados, não pela beleza, que, convenhamos, não dá para dizer que elas não tem.
Nisso, nesta Semana Internacional da Mulher, vamos republicar o Trabalho de Conclusão de Curso da nossa amiga, a jornalista Patrícia Angélica (do blog Loucos por Natação), falando justamente sobre a história, a evolução e algumas das grandes nadadoras que marcaram o país, com algumas atualizações deste repórter.
A partir de amanhã, portanto, e até o dia 16 de Março, vamos publicar capítulos que contam como foi a evolução feminina nas águas. Aguardem e confiem. E a nossa homenagem para elas, que muito fizeram por todos nós.

(com agradecimentos à Patrícia Angélica - foto da CBDA)

Um comentário: