terça-feira, 15 de março de 2016

ENTREVISTA: O renascer de Alessandra Marchioro

Nossa primeira entrevistada de 2016 quer voltar a ser aquela menina que foi a grande sensação da natação feminina brasileira no início da década, tendo até sido comparada a Cesar Cielo (Minas/Florida). Alessandra Christine Harrison Marchioro sabe a dor e a delícia de ser o que é, como diz Caetano: revelada pelo Curitibano, após ter começado a carreira na WS Academia, ficou a reles, pequenos, insignificantes 16 centésimos de sua primeira Olimpíada, em Londres (mesmo assim foi, através de um programa de vivência olímpica, tendo até almoçado com feras do esporte mundial). Aí, teve uma vida de altos e baixos. Passou por Fluminense, Botafogo, chegou a ser treinada por Arilson Silva no efêmero projeto do COES (Centro Olímpico do Espírito Santo) e, desde ano passado, está na Unisanta. O objetivo de Alessandra, que fará 23 anos em Maio, é um só: renascer.
Agora, ela não quer escapar pelas mãos a chance de ser olímpica, ainda mais sendo no Rio de Janeiro. Ela já sabe o que é ter disputado uma Olimpíada, já que ficou a pouco do pódio nos Jogos Olímpicos da Juventude em Singapura, há seis anos, tendo sido quarto lugar nos 50 livre.
O ar de Santos, ao que parece, está lhe fazendo bem: ela venceu os 50 borboleta no último CAMPEONATO PAULISTA JÚNIOR E SÊNIOR DE VERÃO e, no último sábado, no primeiro Torneio Regional, fez aquele que pode ser considerado o melhor tempo do país nos 50 livre. Oficialmente, 25.79. Extraoficialmente, 25.56 (na prova de 50 borboleta). Os resultados não valem por ser um torneio amistoso, mas o tempo extraoficial foi melhor que os 25.69 de Graciele Herrmann (GNU) feitos na ARENA PRO SWIM SERIES, em Orlando, e acende a expectativa de que ela alcance os 25.28 necessários para o índice olímpico no TROFÉU MARIA LENK do Rio.
Marchioro (que já havia sido entrevistada por nós no Paulista de Inverno) nos cedeu essa entrevista e falou sobre a sua carreira, seus projetos e claro, o inevitável rótulo de musa. Confiram:


1 - Que balanço você faz até agora de sua carreira?
Minha carreira sempre esteve em evolução. Sempre fui crescendo e conquistando meu espaço. Depois de uma época muito ruim onde técnico me desmotivou, pensei em parar de nadar, e depois fui achando a vontade e perdendo o medo e me achando de novo, e principalmente achando o prazer de fazer o que eu gosto novamente! Só assim vou voltar a ter resultados bons! 😊

2 - Desde o início de sua trajetória, o que você acha que melhorou e pode melhorar?
O meu primeiro clube, que foi a WS Academia, me deu uma ótima base e em cada passagem em clubes, cada técnico, cada ano foi um aprendizado diferente onde levo para frente às coisas boas e deixo as ruins! Muita coisa evoluiu desde aquele tempo, mas principalmente minha cabeça. Eu era muito nova e não entendia o que realmente era ser uma atleta de alto rendimento; hoje eu entendo (risos)! Todo bom atleta sabe que sempre tem alguma coisa a melhorar, então deixo que minha equipe técnica me ajude a achar onde posso evoluir! 

3 - Você já está visando a Olimpíada, na base do "um passo de cada vez"?
A Olimpíada é uma coisa que sempre quis, e há uma chance palpável de ir. Estou me dedicando muito e bem motivada a conseguir esse objetivo!

4 - Das provas que você nada, qual é a sua favorita?
Com certeza o 50 livre, apesar de ser uma prova muito difícil devido aos detalhes, porém sempre amei nadar ela! É uma prova que sempre vou estar com vontade de nadar! 


5 - Que achou deste primeiro ano no Santa?
Eu gosto bastante daqui, a equipe é muito boa e bem completa, e a estrutura me cede tudo que preciso para visar minha melhora. Santos é uma cidade ótima, tô amando morar aqui!! A adaptação foi bem difícil no começo. Tava ficando muito doente e não estava conseguindo dar continuidade aos treinos, mas agora esse ano já estou bem adaptada e conseguindo treinar muito bem!

6 - Então nos conte a sua rotina de treinos.
Segunda, quarta e sexta temos musculação de manhã, seguida de água. Terças e quintas, uma preparação física seguida de água e também temos a dobra a tarde, e nos sábados apenas o treino na água!

7 - Foi difícil você ter tomado a decisão de morar sozinha, após anos contando com a ajuda de seus pais?
Eles sempre me ajudam muito, tanto estando juntos ou longe. Sempre estão bem presentes na minha vida, e me apoiam em qualquer decisão que eu tome!😊 

8 - Em âmbito internacional, você acha a natação feminina brasileira pode alcançar o mesmo patamar que a masculina?
A natação feminina está crescendo, e acho que temos grandes potenciais para poder nos destacarmos cada vez mais! 

9- Acha que a estrutura e o planejamento da Olimpíada do Rio pode repetir o mesmo sucesso que a Copa teve?
Acho que são organizações diferentes, objetivos diferentes. Em uma olimpíada não envolve apenas um só esporte, então a atenção vai ser redobrado para dar tudo certo! Mas acredito que o país todo vai se orgulhar de poder ser sede um evento tão grandioso! 

10 - Eu, sinceramente, não gosto do jeito que você tem sido tratada na imprensa - como "a musa da natação" - mas é inevitável falar disso. Por que a imprensa vê atletas como você pela forma e não pelo conteúdo?
Isso não me incomoda , mas eu ainda prefiro ser lembrada pelos meus resultados! 

11 - Quais são os seus objetivos nas competições agora de 2016?
Acho que estou primeiro pensando no Maria Lenk, depois a Olimpíada! Quero ter todos meus pensamentos voltados apenas para isso ainda. Depois tem Mundial (de Piscina Curta, em Windsor, no Canadá) no final do ano, mas acho que tenho que pensar em uma competição de cada vez! 

12 - Finalizando, aquele recado para os leitores do Famila!
Espero a torcida de todos, e que eu consiga representar muito bem meu clube, meus patrocinadores e meu país! 😊 
Nossos agradecimentos à Alessandra pela entrevista! As fotos são deste repórter, da ESPN e da Gazeta de Vitória. Em breve, tem mais papos legais aqui no Famila. E confira aqui as entrevistas anteriores:
NATHALIA ALMEIDA
VICTORIA RAYOL
GABRIELLE RONCATTO
BRUNA PRIMATI
ALINE SAPORITO
GABRIELA ROCHA
SARA PALMA RIBEIRO
GUILHERME DA COSTA
JHENNIFER ALVES DA CONCEIÇÃO
CAROLINA MUSSI

Nenhum comentário:

Postar um comentário