quinta-feira, 19 de abril de 2018

TROFÉU BRASIL MARIA LENK: Quatro passaportes carimbados!



Já temos os quatro primeiros nomes definidos para o PAN-PACÍFICO de Tóquio. É que, na noite de hoje, durante a terceira etapa do TROFÉU BRASIL MARIA LENK, no Parque Aquático homônimo, no Rio, os 100 livre definiram o time que vai tomar parte no revezamento 4 x 100 livre da competição japonesa. E além disso, tivemos o terceiro melhor tempo do mundo.

Gabriel Silva Santos (Pinheiros), após disputa intensa, garantiu o bicampeonato da prova fazendo 47.98, agora, como antes dissemos, o terceiro tempo do mundo, atrás de Katsumi Nakamura (JPN, 47.87) e Pedro Spajari (Pinheiros, 47.95). Este piorou um pouco seu tempo e fez 48.01. O terceiro lugar é que foi uma grandiosa surpresa: Marco Antônio Júnior (Minas), que tinha feito grandes jornadas nos 100 livre, vai para o revezamento após ter feito 48.46. 

O time será completo por Marcelo Chierighini (Pinheiros), este que fez 48.48. Bruno Fratus (Minas/Florida), que chegou a liderar a primeira piscina com a parcial de 22.47, chupará o dedo porque foi o quinto, com 48.68. "Ah, então acabou pro Fratus, né?", perguntarão. Nada disso: ainda existe os 50 livre. Vale registrar que, dos oito finalistas, seis deles foram abaixo de 49 (maior nível da história), o que comprova: motivação é do que a nossa natação precisa. Em todas as provas.

Pelo lado feminino, nenhuma surpresa: Larissa Martins Oliveira (Pinheiros), já recuperada do acidente que lhe custou o primeiro semestre de 2017, voltou à casa dos 54 e fez 54.53. Se não fosse aquela frente fria e aquele galho maldito na Marginal Pinheiros, poderíamos vê-la chegar aos 53? Bem, só o tempo pode dizer.

Nos 200 borboleta feminino, finalmente a Giovanna Diamante (Pinheiros) que víamos no início da década despertou definitivamente. Ela fez o seu melhor tempo ever: 2:12.07, com Virginia Bardach (ARG/Corinthians) logo atrás: 2:13.05. Já no masculino, vimos a determinação de Leonardo de Deus (Unisanta). Pouco antes do Lenk, ele foi vitimado por uma rara e grave virose pelo seu sobrinho, não tendo nem condições de treinar. Mas ao cair na piscina carioca, esqueceu das dores e dificuldades para fazer 1:55.05, este que é o sexto melhor tempo do ano (empatado com o japonês Yuuya Yajima). Chorando, ele disse ao SporTV: "Eu tinha dito ao meu pai que talvez não conseguisse vir ao Troféu Brasil. Ele conversou comigo e coloquei na minha cabeça que não ia deixar todo meu trabalho ir para o ralo por causas de uma doença".

Nos 50 peito feminino, todos esperavam vitória de Ruta Meilutyte (LTU/Flamengo), até pela melhor saída e filipina, porém a parte nadada e o final de Jhennifer Alves da Conceição (Pinheiros) a credenciaram para a vitória com 30.64, quinta marca do ano. E a festa do Pinheiros foi completa por João Luiz Gomes Júnior, por no masculino ter feito o terceiro tempo do ano, 26.86. Felipe Lima (Minas/Auburn) foi o segundo, logo um centésimo atrás.

Nos 50 costas, script seguido à risca. No feminino, sem Etiene Medeiros (SESI), fácil demais para Kira Toussaint (HOL/Minas) faturar com 28.11, seguida de Andrea Berrino (ARG/Unisanta), que fez 28.26. A melhor brasileira foi Fernanda Goeij (Curitibano), que pelo menos melhorou seu tempo e superou a marca dos 29: 28.92. Já no masculino, Guilherme Guido (Pinheiros) foi veloz o suficiente para o sexto tempo do ano: 25 cravados. Gabriel Fantoni (Minas/Indiana) foi o segundo, 25.18. Já Cesar Cielo (Pinheiros) mostrou dificuldades tentando os 50 costas e foi o quinto, com 25.60 e se enrolando com as raias.

Terminada esta etapa e faltando duas para o fim, o Pinheiros tomou a liderança do certame com 1625 pontos (como esperado). O ex-líder Minas agora tem 1372, o Santa, 786, o Corinthians, 607,5 e o Flamengo, 430. Nesta sexta, penúltimo dia de jornadas, 400 medley, 50 borboleta, 200 livre e 100 costas farão a emoção no Rio. E já começa a ponta de saudade...

(informações de João Paulo Castro/CBDA e Best Swimming - foto de Satiro Sodré/SSPress/CBDA)

Um comentário:

  1. Continua aquela coisa desagradável...nos Estilos, o Brasil fica entre os melhores do mundo qdo se trata de provas de 50m....

    ResponderExcluir